EFETóquio

Os organizadores da Copa do Mundo de Rugby, disputada no Japão, decidiram neste domingo (data local) cancelar por questões de segurança a partida entre Namíbia e Canadá, marcada para ocorrer em Kamaishi, no nordeste do país, devido à passagem do tufão Hagibis.

"O tufão Hagibis é uma das tempestades mais poderosas que já castigou o Japão em décadas e as questões de segurança são o núcleo da nossa decisão", explicou a organização do torneio em comunicado.

"Houve deslizamentos de terra e inundações nos arredores do estádio e nas estradas de acesso após as fortes chuvas durante a noite", disse a World Rugby.

Os torcedores que compraram ingresso receberão o dinheiro de volta, segundo a organização. As duas outras partidas marcadas para hoje - Estados Unidos contra Tonga e País de Gales contra Uruguai - estão, por enquanto, mantidas. Falta definir se o duelo entre Japão e Escócia, em Yokohama, no sul do país, vai acontecer.

Namíbia e Canadá é o terceiro jogo da Copa do Mundo cancelada pela passagem do tufão Hagibis, que atravessou a região central e leste do Japão ontem.

O cancelamento da partida representa um duro golpe não só para organização, jogadores e torcedores, mas também para a cidade de Kamaishi.

O estádio local foi o único construído especialmente para a competição. Antes, na montanha onde ele foi erguido, ficavam duas escolas que foram destruídas pelo tsunami de 2011.