EFELondres

O Reino Unido anunciou nesta quinta-feira 18 mortes por Covid-19 confirmadas nas últimas 24 horas, após uma mudança na metodologia de contagem de óbitos, que subtraiu 5.377 da conta oficial.

A partir desta quinta-feira, as autoridades britânicas somente contabilizarão como mortes por Covid-19 aquelas que ocorreram em um prazo de 28 dias desde que a pessoa recebeu o diagnóstico positivo, um critério já era utilizado por Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, mas não pela Inglaterra.

Com esta modificação, o total acuulado de mortes no Reino Unido desde o início da pandemia passou de 46.706 para 41.347.

O governo britânico informou que não recebeu os últimos dados sobre casos positivos na Inglaterra, motivo pelo qual não atualizou o número de contágios. Após dois dias consecutivos com mais de mil infecções, o total acumulado de casos no Reino Unido continua em 313.798.

O primeiro-ministro, Boris Johnson, disse estar pronto para impor novas restrições de viagem a países ao redor caso o número de casos continue a aumentar.

"Todo mundo compreende que, em uma pandemia, não se pode permitir que a população volte a ser infectada nem que a doença volte. Por isso, as medidas de quarentena são muito importantes e devemos aplicá-las de maneira muito estrita", afirmou o governante. EFE

gx/vnm