O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou a Casa Branca nesta quarta-feira pela última vez como ocupante da chefia de governo, junto com a mulher, Melania, no helicóptero Marine One, horas antes da posse do sucessor, o democrata Joe Biden.
Trump se encaminhou à base aérea militar de Andrews, em Maryland, nos arredores de Washington, onde se despediria dos seguidores, antes de subir no avião presidencial, o Air Force One. Dali, se dirigiria para o clube privado de Palm Beach, na Flórida, que pertence a ele.
O ainda presidente rompe assim com uma tradição da democracia americana, ao não estar presente na cerimônia de posse do sucessor.
Trump não reconheceu em momento algum a derrota nas eleições realizadas em novembro do ano passado e segue, sem apresentar qualquer prova, a existência de "fraude".
A saída do ainda presidente da Casa Branca encerra quatro anos turbulentos em diversos campos, na política, diplomacia e economia. Além disso, Trump sai depois de ter sido o primeiro mandatário a ter aberto contra si um julgamento político, que está pendente no Senado. EFE
afs/bg
(foto) (vídeo)