EFETegucigalpa

Xiomara Castro tomou posse nesta quinta-feira como nova presidente de Honduras, tornando-se assim a primeira mulher a chegar ao mais importante cargo eletivo do país centro-americano.

Castro fez seu juramento às 12h05 (hora local, 15h05 de Brasília) diante da juíza Karla Rivera, em uma cerimônia no Estádio Nacional de Tegucigalpa, em meio aos aplausos de milhares de seus compatriotas e convidados especiais de vários países.

Entre os convidados estão a ex-presidente Dilma Rousseff, o rei da Espanha, Felipe VI, a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, e a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

"Prometo ser fiel à República, cumprir e fazer cumprir a Constituição e suas leis", disse Castro com a mão esquerda sobre a Constituição segurada por sua neta, e acompanhada do marido, o ex-presidente Manuel Zelaya, que foi deposto em 28 de junho de 2009.

Em seguida, a juíza Rivera empossou os três indicados a vice-presidentes: Doris Gutiérrez, Salvador Nasralla e Renato Pineda.

A faixa presidencial foi colocada no peito da nova presidente de Honduras pelo presidente do parlamento, Luis Redondo.

Líder do esquerdista Partido Libertad y Refundación (Libre), Xiomara Castro venceu as eleições do último mês de novembro com 1,7 milhão de votos. EFE