EFEMiami (EUA)

O universo "Star Wars" ganhou vida nesta quinta-feira em Orlando, no centro da Flórida, onde a Disney inaugurou o esperado parque temático "Galaxy's Edge".

As filas para entrar no parque de quase 60 mil metros quadrados começaram a se formar na madrugada, atendendo à expectativa gerada para a inauguração. Segundo a imprensa local, por volta das 7h (8h em Brasília), a administração foi obrigada a fechar as portas porque já havia superlotação.

A Disney investiu mais de US$ 1 bilhão para construir o novo parque, a maior área temática já erguida pela empresa. Como o espaço inaugurado em Anaheim, na Califórnia, em março, o "Galaxy's Edge" de Orlando será aberto em partes.

Hoje, os visitantes já puderam conhecer toda a área de convivência, lojas, opções de gastronomia e uma grande atração, a "Millennium Falcon: Smugglers Run", um simulador em escala real da nave pilotada por Hans Solo e Chewbacca na trilogia original. As filas para entrar no brinquedo, porém, chegavam a quase cinco horas.

A segunda parte do parque deve ser aberta apenas em 5 de dezembro, segundo a programação da Disney. Há no espaço ainda fechado uma outra grande atração, a "Star Wars: Rise of Resistence", outro simulador sobre o mundo idealizado por George Lucas.

"Cada aspecto desse parque, desde as pegadas dos andróides no chão até partes que vão ao o céu, tudo é 100% autenticamente 'Star Wars'", afirmou o presidente de Parques, Experiências e Produtos da Disney, Bob Chapek, sobre "Galaxy's Edge" de Orlando.

O parque, que tem inspiração na última trilogia de "Star Wars", representa o planeta Batuu, no qual os visitantes poderão explorar o "Black Spire Outpost", um conhecido porto de contrabandistas, comerciais galáticos e aventureiros onde será possível cruzar com Rey, Finn, Poe, BB-8, Chewbacca e outros personagens.

Em vez de adotar o esquema de reservas utilizado na Califórnia, para Orlando a Disney implementou um sistema de filas virtuais, que podem ser verificadas por um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis.

Uma das atrações mais elogiadas pelos visitantes hoje foi a Oga's Cantina, que teve filas mais amigáveis - de apenas 45 minutos -, onde é possível pedir bebidas alcóolicas, como o "Jedi Mind Trick" ou a "Bloody Rancor".

Já o Milk Stand oferece os incomuns leites azul e verde bebidos por Luke Skywalker no primeiro e terceiro filmes da trilogia original. Antes da abertura para o público, quem já provou - e aprovou - o drink exótico foi o ator Mark Hamill.