EFESan Francisco

Após inúmeras reclamações dos usuários, o Facebook confirmou que a própria rede social, Whatsapp, Instagram e Messenger - serviços também comandados por Mark Zuckerberg - apresentam problemas e quedas em várias partes do mundo nesta quarta-feira.

"Estamos cientes que algumas pessoas estão tendo problemas ao tentarem publicar imagens, vídeos e outros arquivos em nossos aplicativos. Pedimos desculpas pelos problemas e estamos trabalhando para voltar à normalidade o mais rápido possível", informou o Facebook.

De acordo com o portal "DownDetector", especializado no rastreamento desse tipo de problema, as quedas do serviço do Facebook se concentram na Europa Ocidental (especialmente em França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Reino Unido), Estados Unidos, México e Filipinas.

Os problemas com o WhatsApp também afetam a mesma região europeia, mas o segundo foco é na América do Sul, especialmente em Brasil, Venezuela, Peru, Chile e Argentina. No caso do Instagram, o problema também tem mais casos registrados na Europa Ocidental e nos EUA.

Os usuários do Messenger que mais estão sofrendo com as quedas do serviço estão localizados na Europa Ocidental e na Oriental (especialmente na Polônia).

Embora as falhas do serviço em nível global nas redes sociais sejam algo relativamente habitual, não é tão comum que o serviço seja interrompido em tantos lugares ao mesmo tempo.

O problema mais comum dos usuários, segundo os comentários, é a impossibilidade ou dificuldade de publicar e baixar imagens. Alguns também relataram problemas com as transmissões de vídeo ao vivo através do Facebook Live. EFE

arc/vnm