EFESan Francisco (EUA)

Uma falha no sistema de identificação do Facebook bloqueou o acesso a aplicativos como Spotify, Tinder e Pinterest para usuários de iOS ao redor do mundo por várias horas nesta sexta-feira, problema que já foi corrigido.

Muitos usuários recorreram às redes sociais para explicar que não conseguiam abrir esses aplicativos em seus iPhones ou iPads. Horas depois, o Facebook reconheceu em um fórum de desenvolvedores que a falha foi causada pelo sistema de identificação.

O sistema de identificação do Facebook (como o do Google ou da Apple) permite que os usuários acessem aplicativos usando suas credenciais da rede social.

O portal "DownDetector.com", especializado em falhas de sistemas digitais, também registrou um aumento substancial de problemas de acesso a estas plataformas.

"Hoje, uma mudança no código desencadeou uma série de falhas em alguns aplicativos em sistemas operacionais iOS (usados por dispositivos Apple) que usam SDK do Facebook. Rapidamente identificamos o problema e o resolvemos", disse o Facebook em comunicado.