EFEOakland (EUA)

Os Toronto Raptors, favorecidos com as baixas de Kevin Durant e de Thompson na equipa adversária, derrotaram os Golden State Warriors esta madrugada por 110-114 no sexto jogo das Finais da NBA, sagrando-se campeões com uma vitória na série por 4-2.

O triunfo fora de casa permitiu aos Raptors, que se estrearam nas Finais da NBA, conseguir o seu primeiro título na história da equipa e levá-lo para o Canadá.

Apesar dos 22 pontos de Kawhi Leonard, que sentenciou o jogo nos segundos finais, os heróis dos novos campeões foram os suplentes, o armador Fred VanVleet e o ala-pivô congolês Serge Ibaka.

VanVlees foi decisivo no quarto período com os seus triplos, terminando o encontro com 22 pontos, enquanto Ibaka obteve outros 15 que foram decisivos.

O grande derrotado foi o armador Stephen Curry, que com oito segundos para o fim, com o marcador parcial em 110-111, falhou um triplo que poderia ter sido o do triunfo dos Warriors.

Curry, como em toda a série, desapareceu quando a sua equipa mais precisava, nomeadamente depois da grande figura dos Warriors, Thompson, então a grande figura do encontro com 30 pontos marcados, ter sido obrigado a sair do jogo por lesão faltando 2:22 minutos para o final do terceiro período.