EFELisboa

O Benfica, líder com 84 pontos, e o Porto, com 82, disputam este sábado a Liga portuguesa na última jornada com encontros em casa, as "águias" contra o Santa Clara e os "dragões" num complicado duelo com o Sporting.

A equipa encarnada parte com dois pontos de vantagem e o "goal average" a favor, pelo que só uma derrota o poderá afastar do título, desde que o Porto triunfe contra os verde e brancos.

Caso se confirme o seu primeiro lugar, o Benfica tiraria o título de vigente campeão ao Porto, que ganhou a Liga no ano passado após quatro temporadas seguidas de triunfos das "águias".

O campeonato português vai-se decidir no sábado às 18h30 hora local (19.30 CET), quando arrancam os encontros no Estádio da Luz e no Estádio do Dragão.

Em Lisboa, com os bilhetes já esgotados, o Benfica recebe o Santa Clara, que voltou este ano à máxima categoria do futebol luso, atualmente em sétimo na classificação.

O técnico Bruno Lage não poderá contar com três lesionados, o médio Gabriel, o lateral direito Sébastien Corchia e o central Germán Conti.

O Santa Clara tem quatro baixas por problemas físicos, uma no centro do campo -Anderson Carvalho- e três no ataque -Pineda, Stephens e Pablo-, o que o vai obrigar a fazer mudanças no seu onze habitual.

O Santa Clara, dos Açores, já tem a permanência assegurada e não conta com possibilidades de conseguir um posto europeu, pelo que vai subir ao relvado sem nada em jogo.

À mesma hora que o jogo do Benfica, o Porto recebe o Sporting com um só objetivo se quer ter possibilidades de conquistar a sua segunda Liga consecutiva: ganhar.

Os "dragões" enfrentam uma equipa que também não tem nada em jogo, já que tem o terceiro lugar assegurado, e com duas baixas confirmadas, ambas na baliza: a de Iker Casillas, que recupera de um enfarte, e a do brasileiro Fabiano.

Assim, o brasileiro Vaná volta a ocupar a baliza, enquanto o jovem luso de 19 anos Diogo Costa vai estar no banco como suplente.

Além disso, Sérgio Conceição tem em dúvida o atacante argelino Yacine Brahimi, que esta semana não treinou junto aos seus colegas devido a problemas físicos, pelo que a sua presença no jogo não está confirmada.

No Sporting, o holandês Marcel Keizer não poderá contar com o médio argentino Rodrigo Battaglia e o lateral brasileiro Jefferson, lesionados, enquanto o uruguaio Sebastián Coates, por acumulação de amarelos, e o macedónio Ristovski, que viu um vermelho na semana passada, estão suspensos.

Após o jogo para o campeonato, o Porto e o Sporting voltarão a enfrentar-se uma semana depois, na final da Taça de Portugal.

O título é o único que fica por decidir na zona alta da tabéla, já que as vagas europeias já estão atribuídas: o Benfica e o Porto vão jogar a Liga dos Campeões -o que ficar em segundo terá que passar por uma fase de pré-classificação-; o Sporting está classificado para a fase de grupos da Liga Europa e o Braga terá que disputar as pré-eliminatórias.

A terceira vaga da Liga Europa, atribuída pela Taça de Portugal, corresponde ao quinto lugar da liga porque o Porto e o Sporting já se classificaram para a Europa.

O Moreirense e o Vitória de Guimarães iriam disputar essa vaga, mas a presença europeia já está confirmada para este último porque o Moreirense não se inscreveu para participar nas provas continentais.

Na última jornada também se vai decidir quem desce, com duas equipas já confirmadas na segunda divisão para a próxima temporada: o Feirense e o Nacional da Madeira.

A terceira vaga será para o Desportivo de Chaves ou o Tondela, ambos com 32 pontos, que se vão enfrentar num duelo de vida ou morte no domingo no estádio do Tondela.

O Chaves pode conseguir a manutenção em caso de empate, pois venceu na primeira volta turno.

Jogos da 34ª jornada da Liga portuguesa:

.Quinta-feira

Belenenses - Nacional 18:30

.Sexta-feira

Sporting de Braga - Portimonense 20:30

.Sábado

Feirense - Desportivo das Aves 15:30

Marítimo - Boavista 15:30

Vitória de Setúbal - Rio Ave 15:30

Benfica - Santa Clara 18:30

Porto - Sporting de Portugal 18:30

.Domingo

Tondela - Desportivo de Chaves 17:30

Moreirense - Vitória de Guimarães 20:00

Paula Fernández