EFELisboa

Com quatro jogos por disputar, o duelo protagonizado nesta trigésima-primeira jornada entre Benfica e Porto esconde numerosos objetivos que poderão marcar a próxima época destes gigantes portugueses, já que o Porto tem em jogo as suas aspirações do título e, se perde, o Benfica poderá aproximar-se do segundo lugar.

O encontro será jogado esta quinta-feira no Estádio da Luz, com um Benfica em terceiro com 66 pontos e a 4 de um Porto a seis do líder, o Sporting.

Contudo, o segundo lugar é demasiado importante para os interesses desportivos e económicos das "águias" e dos "dragões". O terceiro classificado da Liga Portugal tem que jogar a pré-eliminatória para entrar na Liga dos Campeões, enquanto que o primeiro e segundo passam diretamente à fase de grupos.

No lado do Benfica, destaque para a pontaria demonstrada na segunda volta pelo internacional suíço Haris Seferovic, melhor marcador do campeonato com 18 golos.

Pelo Porto, uma dupla goleadora cada vez mais em forma, o iraniano Mehdi Taremi e o espanhol Toni Martínez.

O Benfica não se pode dar ao luxo de derrapar, já que com 12 pontos por disputar, o Braga, a 6 das "águias", não desiste da luta pela terceira posição

Precisamente, o Braga joga hoje o seu partido contra o quinto classificado, o Paços de Ferreira, a 10 dos bracarenses.

O primeiro jogo desta jornada será disputado pelo Marítimo do treinador espanhol Julio Velázquez, com 33 pontos, e o Gil Vicente, com 32.

Se os madeirenses vencerem terão a permanência no bolso. Há apenas 8 jornadas, quando Velázquez chegou ao banco, estavam em último.

Os jogos de quarta-feira também têm o embate entre o Rio Ave e o líder Sporting, que poderá dar um golpe quase definitivo na sua luta pelo título. Matematicamente, basta-lhe ganhar 7 dos 12 pontos por disputar nos últimos quatro encontros.

Na quinta-feira, 6 de maio, o Nacional, em último e a 5 pontos da salvação, joga a manutenção em casa do Moreirense, enquanto o Belenenses enfrenta o Portimonense.

O dia 6 termina com o embate entre o Farense, penúltimo, e o Vitória de Guimarães.

No dia 7 de maio o Famalicão recebe o Santa Clara, enquanto o Boavista, antepenúltimo, recebe um Tondela com o avançado espanhol Mario Gonzalez em grande forma, com 13 golos já marcados no campeonato.

Encontros da 31ª Jornada:

. Quarta-feira, 5 de maio:

Marítimo - Gil Vicente

Braga - Paços de Ferreira

Rio Ave - Sporting

. Quinta-feira, 6 de maio

Moreirense - Nacional

Belenenses - Portimonense

Benfica - Porto

Farense - Vitória de Guimarães

. Sexta-feira, 7 de maio

Famalicão - Santa Clara

Boavista - Tondela

Por Carlos García