EFERedação de desporto

O Comité Olímpico Internacional (COI) desmentiu esta sexta-feira as notícias divulgadas em relação a uma suposta decisão do Governo japonês de cancelar os Jogos Olímpicos de Tóquio, algo que classificou como "categoricamente falso".

"Algunas notícias que circulam hoje informam que o Governo do Japão tomou em privado a decisão de cancelar os Jogos Olímpicos de Tóquio devido ao coronavírus. Esto é categoricamente falso", afirmou.

A entidade esclareceu em comunicado que, "numa reunião do Comité Executivo Internacional em julho do ano passado, foi acordado que a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 irá ocorrer a 23 de julho deste ano, e que a programação e as sedes serão definidas depois".

"Todas as partes envolvidas estão a trabalhar conjuntamente para preparar uns Jogos de sucesso neste verão. Estamos a implementar todas as medidas possíveis contra a covid-19, e continuaremos a trabalhar de perto com o Comité Organizador dos Jogos de Tóquio 2020 e o governo metropolitano de Tóquio nos nossos preparativos para a realização de uma edição sã e segura", acrescentou.

O COI deve realizar no dia 27 de janeiro uma reunião do Comité Executivo por videoconferência, na qual os comités organizadores dos próximos Jogos irão apresentar o desenvolvimento dos seus preparativos.