EFELisboa

O uruguaio do Benfica Darwin Núñez, o avançado brasileiro do Porto Evanilson ou o médio português do Sporting Pedro Gonçalves "Pote" exibiram na quinta jornada da Liga Portugal a sua capacidade para marcar o ritmo do jogo e assegurar a vitória com golos para as suas respetivas equipas.

O jovem uruguaio de 21 anos não sente a pressão de ser a contratação mais cara da história do futebol português, 26 milhões de euros, e nas cinco primeiras jornadas demonstrou que o ataque do Benfica passa pelas suas botas.

Depois do seu "hat-trick" na Liga Europa contra o AEK de Atenas, ontem estreou-se a marcar na Liga Portugal. Além disso, é o jogador com mais assistências de golo no campeonato, com um total de cinco.

A lista de melhores marcadores é partilhada, com cinco golos cada, pelos brasileiros Thiago Santana (Santa Clara) e Rodrigo Pinho (Marítimo), embora o avançado mais eficiente da Liga Portugal seja o internacional suíço do Benfica Aris Seferovic, que assegura um golo a cada 32 minutos sobre o relvado, tendo já marcado quatro esta época na competição.

O Benfica, até ao momento, domina o campeonato, com cinco vitórias e 15 pontos, seguido de um Sporting que esta terça-feira poderá mostrar a sua candidatura à conquista da Liga portuguesa, já que joga o seu encontro contra o Gil Vicente que está em atraso. Em caso de vitória, os "leões" ficam com 13 pontos, pois até ao momento só cederam um empate no jogo contra o Porto.

Uma das principais figuras verde e branca contra o Santa Clara foi o médio Pedro Gonçalves "Pote", que marcou os dois golos da sua equipa na vitória por 1-2.

Outro jovem que se destacou na recente jornada foi uma das novas contratações do Porto para esta época, o avançado de Fortaleza (Brasil) Evanilson, um jovem de 21 anos formado no Fluminense que marcou o seu primeiro golo na Liga Portugal frente ao Gil Vicente e que, além disso, foi eleito "homem do jogo".

Evanilson conseguiu um espaço no onze de Conceição, apesar de lutar por uma posição no ataque dos "dragões" com jogadores como o espanhol Toni Martínez, o iraniano Taremi ou o franco-maliense Marega.

A jornada também serviu para que o Braga encadeasse a sua terceira vitória consecutiva depois de um mau arranque no campeonato, cedendo duas derrotas nas duas primeiras jornadas, e para que o Tondela vencesse o Portimonense em casa e saísse dos lugares de despromoção.

O Benfica lidera com 15 pontos, seguido pelo Porto e o Sporting, ambos com 10, enquanto Boavista e Farense estão no fim da tabela com 3 e 1 ponto, respetivamente.

Por Carlos García