EFEParis

A revista francesa "France Football" vai também entregar a partir deste ano uma Bola de Ouro ao melhor guarda-redes, prémio que terá o nome do lendário guarda-redes russo Lev Yashin, informaram os organizadores esta quinta-feira.

O novo prémio será entregue junto aos restantes na gala do dia 2 de dezembro, no teatro de Chatelet, em Paris, apresentado pelo ex-avançado marfinense Didier Drogba.

Além do troféu Lev Yashin e da Bola de Ouro para o melhor jogador, criada em 1956, a cerimónia vai entregar a Bola de Ouro Feminina e o Troféu Kopa, para o melhor sub-21 do ano, ambos criados no ano passado.

Para o editor-chefe da "France Football", Pascal Ferré, a criação do troféu Lev Yashin deve-se ao fato de que, com frequência, o prémio principal é conquistado por jogadores ofensivos. No entanto, o jornalista não considera a iniciativa um prémio de consolação para os guarda-redes.

"Vai recompensar o melhor guarda-redes do mundo, eleito pelo mesmo júri de especialistas internacionais que a Bola de Ouro", explicou Ferré.

Os organizadores informaram que anunciarão os candidatos aos diferentes prémios no dia 21 de outubro, o que deixa o júri a mais de um mês para emitir os votos.