EFELisboa

O internacional equatoriano Gonzalo Plata terá uma segunda oportunidade na laureada primeira equipa do Sporting, depois de ter sido relegado à equipa B devido à sua falta de compromisso durante fevereiro e março. Depois de pedir desculpas, foi reintegrado pelo treinador Rúben Amorim.

Segundo informaram à EFE fontes do Sporting, Gonzalo Plata, à semelhança do resto do plantel, é monitorizado ao minuto em todos os treinos, e foi relegado à equipa B devido à sua falta de compromisso. Aqui, nos meses de fevereiro e março, mostrou um bom rendimento, com 2 golos em 5 jogos disputados.

Gonzalo Plata não tem conseguido entrar no onze inicial de Amorim, e até ao seu afastamento só tinha entrado em campo seis vezes com a equipa principal, uma delas como titular.

Perante esta situação, o jovem equatoriano de 20 anos encontrou o seu refúgio futebolístico na seleção do seu país nos primeiros quatro encontros da fase de classificação para o Mundial do Catar de 2022 em finais do ano passado.

Gonzalo Plata, que se destacou nas seleções jovens do Equador, tornou-se num dos ídolos do seu país nos três compromissos da classificação para o Catar disputados contra o Uruguai, Bolívia e Colômbia entre 12 e 17 de novembro.

Plata marcou um golo na vitória por 4-2 contra o Uruguai, conseguiu um penálti no jogo contra a Bolívia (que ganharam por 2-3) e na goleada à Colômbia (6-1) marcou o melhor golo do partido. Além disso, os equatorianos enlouqueceram com a "cueca" que fez a James Rodríguez.

No entanto, de volta a Portugal, Plata continuou sem entrar nas prioridades de um Sporting no topo da Liga Portugal, onde ainda não conhece a derrota.

O selecionador do Equador, o argentino Gustavo Alfaro, voltou a convocá-lo para o jogo entre a seleção equatoriana e a Bolívia, no passado 29 de março, onde não defraudou. Plata jogou a última meia hora e ofereceu o melhor do seu jogo pela ala.

Ao regressar a Portugal, consciente de que tem de acumular minutos e com os olhos postos no Mundial de 2022, Gonzalo Plata reuniu-se com o treinador do Sporting, permitindo o regresso da estabilidade.

Agora, depois de assumir os erros, segundo explicam as fontes do Sporting, o extremo equatoriano terá a oportunidade de ganhar minutos num plantel que, faltando 9 jornadas para o fim do campeonato, é líder com 8 pontos de vantagem para o segundo.

Gonzalo Plata é um jogador no qual o Sporting aposta. Os "leões" contrataram-no durante o mercado de inverno de 2019 ao Independiente del Valle, oferecendo-lhe um vínculo até ao verão de 2024.

Na última época, depois de poucos minutos na primeira volta, conseguiu ganhar um espaço no onze inicial a partir de janeiro.

Este ano está a ser mais difícil, sobretudo pela chegada do defesa espanhol Pedro Porro, que, com as suas boas atuações em campo se tornou indiscutível para Amorim, tendo até sido chamado para a seleção de Espanha.

Por Carlos García