EFERoma

A Câmara de Reggio Emilia, na região italiana de Emília-Romanha, dedicou esta terça-feira uma praça da cidade ao ícone americano do basquetebol Kobe Bryant e à sua filha Gianna Bryant no dia do primeiro aniversário do seu trágico falecimento num acidente de helicóptero.

Kobe Bryant (1978-2020) viveu em Reggio Emilia entre 1989 e 1991 e treinou nas camadas jovens da equipa local quando o seu pai, Joe Bryant, também jogador de basquetebol, militava no Reggiana.

A praça fica justamente localizada perto da arena Pala Bigi, a casa do Reggiana.

"Praça Kobe e Gianna Bryant. 'Reggianos' para sempre", lê-se na placa comemorativa elaborada pela autarquia.

Reggio Emilia tem também nos últimos dias prestado homenagem a Kobe e Gianna (2006-2020), que aos 13 anos estava a caminho de se converter numa jogadora profissional, com a projeção em alguns monumentos da cidade das cores amarelo e roxo dos Los Angeles Lakers, a equipa que Kobe representou ao longo de toda a carreira.

Kobe Bryant faleceu a 26 de janeiro de 2020 aos 41 anos em Calabasas, Estados Unidos, num acidente de helicóptero no qual morreram também outras oito pessoas, entre elas a sua filha Gianna.

O jogador americano, que se tinha retirado em 2016, é o quarto melhor marcador da história da NBA, com 33.643 pontos, e uma lenda dos Lakers, com quem conquistou cinco anéis de campeão.