EFEMadrid

O poste espanhol Pau Gasol, que foi duas vezes campeão da NBA ao lado de Kobe Bryant com os Los Angeles Lakers, em 2009 e 2010, utilizou as redes sociais este domingo para expressar o abalo sentido com a morte do ex-jogador americano, o qual descreveu como um "irmão mais velho".

"Mais que devastado. O meu irmão mais velho. Não consigo acreditar", escreveu no Twitter.

Kobe Bryant, ídolo dos Los Angeles Lakers e um dos maiores jogadores da história da NBA, morreu junto à filha Gianna este domingo num acidente de helicóptero em Calabasas, perto de Los Angeles, no estado da Califórnia.

De acordo com autoridades, Kobe viajava no próprio helicóptero, um Sikorsky S-76, com pelo menos outras quatro pessoas, quando a aeronave caiu e ateou fogo. A polícia do condado de Los Angeles confirmou que os serviços de emergência compareceram ao local do acidente e não encontraram sobreviventes.

Kobe é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos da NBA. Ao longo dos 20 anos de carreira nos Lakers, o ala-armador fez parte do All-Star Game 18 vezes.

Escolhido na primeira ronda do draft de 1996, Kobe conquistou o título da NBA cinco vezes, foi eleito MVP das finais duas vezes e MVP da liga em 2008. Os Lakers retiraram as duas camisolas utilizadas pelo jogador ao longo da carreira, tanto a 8 como a 24.

Pela seleção dos Estados Unidos, Kobe conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, e 2012, em Londres. Já retirado como jogador, em 2018 ganhou o Óscar de melhor curta-metragem de animação por "Dear Basketball", da qual foi o autor do guião e também o narrador.