EFERedação Central

Diversas personalidades do futebol mundial expressaram-se esta sexta-feira, dia em que Pelé faz 80 anos, com mensagens dirigidas ao rei do futebol. A Agência Efe recolhe algumas das homenagens feitas ao lendário camisola 10 da seleção brasileira.

Ronaldo Nazário: "Para os brasileiros, falar de Pelé é falar de uma entidade, é falar de algo muito superior a todos".

José Mourinho: "Edson Arantes do Nascimento. O grande Pelé. O grande ídolo da minha juventude faz 80 anos. Envio um grande abraço, desejo muitos mais anos de vida e felicidade".

Dunga: "Assim como me inspirou a jogar futebol, inspirou milhões de pessoas no mundo inteiro, especialmente em África. Onde a televisão e a informação não chegam, Pelé fez aquelas crianças sonharem em ser alguém na vida. Nada melhor do que através do futebol, assim se tornou o embaixador do futebol no mundo".

Iker Casillas: "É um grande prazer poder felicitá-lo e desejar parabéns pelo seu aniversário, por ter sido um jogador impressionante, uma lenda. Desejo-lhe grandes felicidades no dia de hoje, rodeado daqueles a quem lhe querem bem".

Marta: "Envio uma mensagem especial. Meu pai, no céu, continue a abençoar a sua vida com muita saúde, paz e para que nós possamos aproveitar a presença do rei nessa terra por muitos anos. Obrigados por tudo, obrigado rei".

Zagallo: "Feliz aniversário. Envio-te um grande abraço, neste dia em que completas uma idade maravilhosa".

Jürgen Klopp: "Nunca me vou esquecer do dia em que ofereceu a sua camisola, com o número 10. Desejo-lhe o melhor".

Bebeto: "Pelé fez tudo bem, tudo perfeito, o domínio da bola, a cabeçada. Tudo era perfeito. E como pessoa, alguém humilde. Cada vez que estivemos juntos, foi sempre uma grande emoção, porque ficava feliz de me ver. Onde eu estava, vinha falar comigo. São essas coisas que marcam. Sempre vemos Pelé assim, como o nosso ídolo. Acho que é a melhor pessoa do mundo e tem um grande coração".

Rivellino: "Foi o maior jogador que vi jogar na vida, e acredito que não verei outro como ele. Não há comparações possíveis".