EFELisboa

O Porto vai tentar reduzir a distância de seis pontos para o líder, o Sporting, na sua visita desta jornada ao reduto do último classificado, o Nacional. O Benfica, a 9 dos "leões" e que ainda sonha com o campeonato, recebe o Gil Vicente, enquanto os verde e brancos vão enfrentar o Farense, antepenúltimo.

O Sporting, que tinha há duas semanas um colchão de 10 pontos sobre o segundo, o Porto, viu a sua vantagem diminuir depois de dois empates consecutivos, e precisa da vitória se quer evitar complicações quando faltam 8 jornadas e 24 pontos por disputar.

A equipa leonina não vai poder contar com o seu treinador, Rúben Amorim, no jogo de sexta em Faro, pois foi sancionado com três encontros por protestos.

O Porto, com um compromisso a priori fácil no próximo domingo, vem de 5 vitórias consecutivas na Liga portuguesa, e tem apenas o campeonato nos seus objetivos, pois foi afastado esta terça da Liga dos Campeões pelo Chelsea.

Outra equipa que recuperou a forma na reta final do campeonato foi o Benfica, que conseguiu voltar à luta pelo título depois de seis vitórias consecutivas.

Jorge Jesus encontrou o seu melhor aliado no avançado suíço Haris Seferovic, que relegou a estrela uruguaia Darwin Núñez para o banco.

Os encarnados vão receber este sábado no Estádio da Luz o Gil Vicente, que se encontra a meio da tabela com 28 pontos.

Contudo, as "águias" não devem perder de vista o quarto classificado, o Braga, a apenas 3 pontos do terceiro lugar, uma posição muito desejada pois dá acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

O Braga enfrenta no próximo sábado o Rio Ave, equipa de Fábio Coentrão, que na semana passada anotou um golo no empate a três contra o Boavista.

A vigésima-sétima jornada abre esta sexta-feira com o encontro entre o Boavista -que luta pela salvação- e o Paços de Ferreira, com o quinto lugar praticamente assegurado e que para este encontro não vai contar com o seu médio de referência, Stephen Eustáquio, que cumpre castigo por ter visto um vermelho no último jogo.

O Vitória de Guimarães e o Santa Clara, duas equipas que lutam pela sexta posição, já que estão empatadas a 35 pontos, enfrentam-se no sábado, dia que também acolhe os confrontos Moreirense-Tondela e Belenenses-Marítimo.

A jornada termina domingo com o jogo entre Famalicão e Portimonense.

Encontros da 27ª Jornada:

. Sexta-feira, 16 de abril

Boavista - Paços de Ferreira

Farense - Sporting

. Sábado, 17 de abril

Vitória de Guimarães - Santa Clara

Moreirense - Tondela

Benfica - Gil Vicente

Belenenses - Marítimo

Rio Ave - Braga

. Domingo, 18 de abril

Famalicão - Portimonense

Nacional - Porto.

Carlos García