EFELisboa

A última derrota do Porto no campeonato remonta a 30 de outubro de 2020 contra o Paços de Ferreira (3-2). Um ano depois, os "dragões" recebem este sábado o Boavista com o desafio de continuarem invictos e com a ambição de assumir a liderança.

À entrada da 10ª jornada, a Liga apresenta-se muito renhida, com o Benfica na liderança com 24 pontos e seguido de muito perto por Porto e Sporting com 23.

Os azuis e brancos conseguiram derrotar o Tondela por 1-3 na última jornada graças a um 'hat-trick' do iraniano Mehdi Taremi, que para além de garantir os três pontos da sua equipa se colocou no topo da lista de melhores marcadores do campeonato com 7 golos.

Contudo, o Porto sofreu o primeiro revés da época na última terça ao ser eliminado da Taça da Liga depois da derrota por 3-1 contra o Santa Clara.

Para o dérbi da invicta contra o Boavista, Sérgio Conceição apenas não poderá contar com o lateral brasileiro Wendell.

O líder Benfica, por sua vez, enfrenta no sábado uma das equipas sensação do campeonato, o recém-ascendido Estoril, em quarto com 18 pontos.

As "águias" perderam um pouco de alento neste mês de outubro, e na última quarta-feira empataram contra o Vitória de Guimarães (3-3) para a Taça da Liga.

Sábado será também dia de jogo para o Sporting, que recebe o Vitória de Guimarães em Alvalade.

A equipa de Rúben Amorim recuperou na Europa e conta já com uma das suas estrelas, o médio internacional português Pedro Gonçalves "Pote", em plena forma.

Por sua parte, o Vitória de Guimarães chega a Lisboa vindo de duas vitórias consecutivas para o campeonato, graças, em parte, à pontaria do avançado colombiano Óscar Estupiñán, que marcou um golo em cada jogo.

A jornada começa esta sexta-feira com o jogo entre o Arouca e o Tondela, ambos a meio da tabela.

No domingo, um Marítimo necessitado de vitórias recebe o Gil Vicente no Funchal; o Belenenses, último classificado, enfrenta o penúltimo, o Santa Clara; enquanto o antepenúltimo Famalicão irá receber o Vizela.

Moreirense e Paços de Ferreira enfrentam-se na segunda-feira, dia no qual está também marcado o Braga-Portimonense.

Por Carlos García