EFELisboa

O jogo que será disputado nos Açores pelo Santa Clara e o Gil Vicente vai centrar todos os focos da terceira jornada da Liga portuguesa, que pela primeira vez desde o início da pandemia de COVID-19 terá público num estádio de futebol no país.

O encontro está marcado para o sábado, 3 de outubro, às 16h00, no estádio de São Miguel, com uma capacidade para 10.000 pessoas, embora a Direção Geral da Saúde (DGS) apenas tenha autorizado a presença de mil.

Desde a segunda semana de março, quando a época 2019-2020 da Liga portuguesa foi suspensa, que os estádios se encontram sem público, inclusivamente durante a fase final da Liga dos Campeões acolhida por Lisboa.

Os mil privilegiados dos Açores poderão ver um Santa Clara que ganhou os seus compromissos nas duas primeiras jornadas, partilhando a liderança com Porto e Benfica.

Além disso, o seu avançado brasileiro Thiago Santana é atualmente o melhor marcador do campeonato com três golos.

Pela frente terá outro avançado brasileiro, o jovem Samuel Lino, que tentará mostrar a sua faceta goleadora no Gil Vicente, equipa que não conseguiu disputar a primeira jornada após 10 futebolistas terem dado positivo para coronavírus.

A jornada arranca esta sexta-feira com o embate entre o Moreirense e o Boavista.

Os axadrezados vêm de uma pesada derrota por 0-5 contra o Porto na última jornada e ainda não conheceram o sabor da vitória esta época.

Jogam também na sexta o Vitória de Guimarães e o Paços de Ferreira.

Tal como o Boavista, o Guimarães não tem qualquer vitória, e o melhor conseguido até agora foi um empate contra o Rio Ave.

O Porto, que lidera com 6 pontos, recebe no sábado o Marítimo, equipa que tem no plantel o jogador mais rico do mundo, o bruneano Faiq Bolkiah, que ainda não se estreou no campeonato.

O Braga, por sua vez, com duas derrotas seguidas, vai jogar em casa contra o Tondela

Os jogos de domingo começam com o embate entre o Nacional da Madeira e o Belenenses.

O Benfica, já sem o central Rúben Dias, vendido ao Manchester City esta semana, terá pela frente esta jornada o recém promovido Farense, último classificado.

Domingo também acolhe os embates entre Famalicão e Rio Ave e o Sporting, cujo plantel já recuperou dos contágios de covid-19, contra o Portimonense.

Jogos da terceira jornada:

.Sexta-feira

Moreirense - Boavista

Vitória de Guimarães - Paços de Ferreira

. Sábado

Santa Clara - Gil Vicente

Porto - Marítimo

Tondela - Braga

. Domingo

Nacional - Belenenses

Famalicão - Rio Ave

Benfica - Farense

Portimonense - Sporting.

Por Carlos García