EFELisboa

A segunda volta da Liga portuguesa arranca esta sexta-feira mas o seu jogo estrela será apenas sábado, dia do confronto entre Benfica e Braga, terceiro e quarto classificados na competição, respetivamente.

Na décima oitava jornada, o Sporting, segundo na tabela, recebe no domingo o Desportivo das Aves (16º), enquanto o líder Porto vai segunda-feira ao terreno do Estoril (17º).

O Benfica, que apenas continua vivo na Liga e já disse adeus no resto das competições, venceu na passada jornada o Moreirense por 0 a 2, com golos do português Pizzi e do brasileiro Jonas, o que lhe permitiu manter o terceiro lugar no encerramento da primeira volta com 40 pontos, menos três que o Sporting e a cinco do Porto.

As "águias" voltam a saltar ao relvado no sábado com um duelo com elevado grau de dificuldade no estádio do Braga, equipa que, no caso de vitória, irá igualar os 40 pontos do Benfica.

Para este jogo decisivo, o treinador português Rui Vitória tem em dúvida o capitão brasileiro Luisão e o grego Andreas Samaris, já que o primeiro continua a recuperar de uma lesão e o segundo saiu lesionado do encontro com o Moreirense na primeira parte.

Por sua parte, o Porto manteve na última jornada a liderança isolada após bater o Vitória de Guimarães por 4 a 2, com golos do camaronês Vincent Aboubakar, do malinês Moussa Marega e do argelino Yacine Brahimi, que anularam a vantagem que o adversário conseguiu na primeira parte.

O conjunto liderado pelo treinador português Sérgio Conceição, que continua em competição na Liga dos Campeões e nos troféus domésticos, só volta a jogar na Liga segunda-feira, perante o Estoril, que está nos lugares de despromoção e que tentará roubar pontos a um Porto que ainda não perdeu nenhum partido neste campeonato.

O brasileiro Otávio é a única baixa na equipa de Conceição, já que ainda não recuperou da lesão que sofreu no último encontro da fase de grupos da Liga dos Campeões, em dezembro, frente aos franceses do Mónaco.

O outro dos três "grandes" portugueses, o Sporting, fechou a primeira volta com contundência ao golear o Marítimo por 5 a 0, com três golos do holandês Bas Dost, um do costa-riquenho Bryan Ruiz e outro do argentino Marcos Acuña, assegurando o segundo lugar da competição com 43 pontos.

Bas Dost mostrou assim que não se rende na luta por ser o melhor marcador da Liga, embora que com os seus 16 golos está ainda em desvantagem com Jonas (Benfica), que soma 20 golos em 17 jornadas.

O holandês também marcou na vitória dos "leões" na Taça de Portugal contra o Cova da Piedade (1-2), que com outro golo do internacional português Bruno Fernandes conseguiram se classificar para as meias-finais do torneio.

O equipa treinada pelo técnico português Jorge Jesus começa no domingo a segunda volta do campeonato frente ao Desportivo das Aves após manter-se invicto na primeira metade da temporada, pretendendo manter a perseguição ao Porto.

Só o argentino Jonathan Silva segue fora das opções de Jesus para os próximos confrontos devido a uma lesão.

O arranque da jornada será amanhã, sexta-feira, com o jogo entre o Vitória de Guimarães e o Desportivo de Chaves, que ocupam o sétimo e oitavo lugar da classificação, respetivamente.

Jogos da décima oitava jornada:

. Sexta-feira

Desportivo de Chaves - Vitória de Guimarães

. Sábado

Paços de Ferreira - Marítimo

Braga - Benfica

. Domingo

Boavista - Portimonense

Tondela - Feirense

Belenenses - Rio Ave

Sporting - Desportivo das Aves

. Segunda-feira

Moreirense - Vitória de Setúbal

Estoril Praia - Porto.

Sandro Cantante