EFELisboa

Com um colchão na liderança de seis pontos sobre o Porto, o Sporting defende esta quarta-feira em casa a condição de invicto contra o Belenenses.

Faltam 21 pontos por disputar (7 jornadas), e o Sporting é consciente de que qualquer tropeço é uma carga de pressão extra perante um Porto que vem de seis vitórias consecutivas.

Já o Porto disputa na quinta o último encontro da jornada, o duelo nortenho contra o Vitória de Guimarães, tentando manter viva a esperança de ganhar o título novamente.

As chaves do Porto voltam a passar pela segurança na defesa de Pepe, a fiabilidade do médio internacional português Sérgio Oliveira, a criatividade do mexicano Corona, com sete assistências de golo, ou a eficácia do avançado iraniano Mehdi Taremi, que esta época marcou 12 golos.

Por sua parte, a equipa vimaranense tentará recuperar para este jogo o veterano extremo português Ricardo Quaresma, enquanto que no aspeto goleador irá continuar a confiar no colombiano Óscar Estupiñán, com 8 golos em 16 jogos do campeonato.

A jornada começa esta terça com o duelo entre o Paços de Ferreira, quinto, e o Farense, penúltimo.

O clube de Faro está num lugar de descida direta com 22 pontos, a dois do antepenúltimo, o Marítimo.

O Paços recupera para este jogo o médio Stephen Eustáquio, o motor desta equipa, que procura consolidar o seu quinto lugar que dá acesso à Liga Europa.

Santa Clara e Moreirense, sétimo e oitavo classificado com 34 e 35 puntos, respetivamente, vão lutar amanhã por se aproximarem dos lugares europeus, enquanto que o Marítimo recebe o Rio Ave.

Os madeirenses estão na posição de "play-off" de manutenção e querem a vitória para sair do poço, já que estão a 3 pontos do Famalicão, décimo quinto classificado.

Esta quarta-feira recebe também um duelo entre Braga e Boavista, clubes com interesses muito distintos.

O Boavista, com 28 pontos, quer pontuar para se afastar dos lugares de descida, enquanto o Braga, em quarto e a dois pontos do Benfica, quer tirar aos encarnados a terceira posição, que dá acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Quinta-feira abre com um jogo centrado na salvação protagonizado por Tondela e Nacional.

Caso consiga os três pontos, o Tondela, décimo com 31, poderá deixar a permanência resolvida.

Já o Nacional, em último, precisa da vitória para não complicar as contas da salvação.

O Gil Vicente, que vem de uma vitória contra o Benfica, recebe o Famalicão, e o próprio Benfica, que vai tentar recuperar o caminho das vitórias para consolidar a terceira posição, terá pela frente o Portimonense.

Encontros da 28ª jornada:

. Terça-feira, 20 de abril

Paços de Ferreira - Farense

. Quarta-feira, 21 de abril

Santa Clara - Moreirense

Marítimo - Rio Ave

Braga - Boavista

Sporting - Belenenses

. Quinta-feira, 22 de abril

Tondela - Nacional

Gil Vicente - Famalicão

Portimonense - Benfica

Porto - Vitória de Guimarães

Carlos García