EFELisboa

O Sporting sobe ao relvado esta noite com um feito no horizonte: se pontuar contra o Santa Clara, vai bater o seu recorde histórico de jogos sem conhecer a derrota e conseguiu pela primeira vez 22 jornadas como invicto.

Os "leões" recebem a equipa açoriana em Alvalade com um balanço de 17 vitórias e 4 empates que lhe permitem liderar com 55 pontos e uma confortável vantagem sobre o segundo, o Braga, que está a 9.

Mas esta semana querem dar mais um passo e bater o recorde da época 1981/82, quando ficaram invictos durante as primeiras 21 jornadas.

O guarda-redes espanhol Antonio Adán teve um papel importante neste caminho, tendo apenas sofrido 10 golos neste campeonato. Na passada jornada voltou a deixar a baliza a zero contra o Porto, a priori o principal rival pelo título.

Depois do empate a zero com os "dragões", a equipa de Rúben Amorim recebe um adversário que é sétimo na Liga, o Santa Clara, e que promete não facilitar.

Outro dos pratos fortes da jornada está marcado para terça, o "dérbi do Minho" entre o Braga e o Vitória de Guimarães.

O Braga de Carlos Carvalhal está em segundo na classificação e acaba de afastar o Porto nas meias-finais da Taça de Portugal, jogo em que a figura foi o avançado espanhol Abel Ruiz, com dois golos.

Por sua parte, o Guimarães, liderado pelo avançado colombiano Óscar Estupiñán, melhor marcador da equipa, vai procurar um bom resultado para se aproximar do seu objetivo nesta época, o quinto lugar e o acesso à Liga Europa.

Esse lugar está por agora nas mãos do Paços de Ferreira, que abre esta tarde a jornada em casa contra o Nacional da Madeira.

No sábado é a vez do Porto, que está a 10 pontos do topo e quer esquecer da derrota para a Taça com um bom resultado contra o modesto Gil Vicente.

A equipa de Sérgio Conceição tem também um olho na segunda-mão dos oitavos da Liga dos Campeões contra a Juventus de Cristiano Ronaldo prevista para terça, à qual chegam com esperança depois de um 2-1 no Dragão.

Nesse mesmo dia, o Tondela, que vem de uma importante vitória que o permitiu subir à nona posição e ganhar mais espaço da despromoção, vai enfrentar o Portimonense.

Haverá também um duelo na parte baixa, onde há seis equipas com uma diferença de apenas 3 pontos: o Boavista, último classificado, recebe o Famalicão, antepenúltimo.

Para domingo estão dois jogos marcados: o Marítimo-Moreirense e o Rio Ave-Farense.

O último dos grandes a subir ao relvado é o Benfica, que disputa na segunda um dérbi lisboeta contra o Belenenses, décimo.

As "águias" estão em quarto, a 13 pontos do Sporting, pelo que as suas possibilidades na Liga são quase nulas e terão que lutar inclusivamente por um lugar que dê acesso à Liga dos Campeões, para a qual apenas se classificam três.

Também foram recentemente eliminados da Liga Europa pelo Arsenal, mas conseguiram um alívio esta quinta-feira ao conseguir passar à final da Taça de Portugal depois de uma vitória contra o Estoril por 2-0 na segunda-mão das meias-finais.

- Encontros da 22ª jornada:

.Sexta-feira, 5 de março:

Paços de Ferreira - Nacional

Sporting - Santa Clara

.Sábado, 6 de março:

Portimonense - Tondela

Gil Vicente - Porto

Boavista - Famalicão

.Domingo, 7 de março:

Marítimo - Moreirense

Rio Ave - Farense

.Segunda-feira, 8 de março:

Belenenses - Benfica

.Terça-feira, 9 de março:

Braga - Vitória de Guimarães.

Por Paula Fernández