EFELisboa

O Sporting anunciou esta segunda-feira a venda "a título definitivo" do português João Maria Lobo Alves Palhinha ao inglês Fulham, treinado pelo seu compatriota Marco Silva, por 22 milhões de euros.

Num comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os "leões" informaram de que chegaram a acordo com o Fulham para a transferência dos direitos desportivos do jogador, recebendo um montante de 22 milhões, dos quais 20 milhões são fixos e 2 são de "valor máximo variável em função de objetivos".

Além disso, o clube português "tem direito" a receber 10% de uma futura transferência.

Num comunicado complementar, o clube inglês ressaltou que o contrato tem uma duração de cinco anos, com a opção de 12 meses adicionais, "mantendo-o em Craven Cottage até pelo menos ao verão de 2027".

O diretor de operações desportivas do clube e vice-presidente do Fulham, Tony Khan, deu as boas-vindas ao médio através de uma mensagem na sua conta oficial do Twitter, onde partilhou uma imagem com a descrição "O fator João".

"João Palhinha tem-se destacado no futebol de clubes e internacional. Enquanto outros prominentes clubes tentaram garantir a sua contratação, estamos encantados de que o João tenha escolhido vir para o Fulham e jogar para o nosso grande treinador Marco Silva na Premier League! Vamos Fulham!", publicou.

Palhinha, de 26 anos, passou grande parte da sua carreira do Sporting, mas também passou por equipas como o Braga, Belenenses e Moreirense.