EFEBruxelas

82% dos europeus quer cidades com mais espaços verdes, segundo uma sondagem elaborada em 15 grandes urbes da Europa, que demonstra que a maioria dos indagados também prefere mais vias para peões (66%), para o transporte público (60%) e para a bicicleta (56%).

A sondagem, difundida pela plataforma CleanCities, revela ainda que 71% quer que os autarcas das cidades onde vivem "façam mais" para combater a poluição do ar, responsável por mais de 400.000 mortes prematuras por ano, segundo dados da Comissão Europeia.

59% defende ainda que a partir de 2030 apenas possam circular pelas cidades carros que não emitam CO2.

"Os indagados que foram infetados ou que tinham familiares ou amigos próximos que tiveram covid-19 expressaram uma reivindicação mais forte de mobilidade sustentável", aponta a CleanCities no estudo, que também assinala que o desejo de cidades mais verdes é "mais forte" do que antes da pandemia.

Os dados vêm de uma sondagem elaborada através da internet pelo instituto YouGov entre 3 e 22 de março a partir de uma amostra de 10.050 adultos de 15 cidades em 8 países europeos (Londres, Birmingham, Madrid, Barcelona, Milão, Roma, Hamburgo, Berlim, Paris, Lyon, Bruxelas, Antuérpia, Varsóvia, Cracóvia e Budapeste).