EFEMadrid

Estas são as principais frases deixadas pelo presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, na sua entrevista à EFE.

1.- ELEIÇÕES.- "A abordagem do Governo sempre foi a mesma, esgotar a legislatura, chegar até ao ano 2020".

2.- ORÇAMENTO.- "Vamos apresentar o orçamento no próximo Conselho de Ministros, no dia 11 de janeiro, na próxima sexta-feira, para que Espanha avance".

3.- APOIOS ORÇAMENTAIS.- "Não vamos só olhar para as forças independentistas, vamos estender a mão também ao Ciudadanos e ao PP".

4.- CATALUNHA.- "A proposta política que resolva a crise na Catalunha tem que sair da Catalunha".

5.- ARTIGO 155.- "Aqueles que defendem um 155 perpétuo querem é perpetuar a crise na Catalunha".

6.- PP.- "Quando Casado fala que a única forma de governar é o entendimento entre o PP, Cs e Vox para afastar o PSOE está a renunciar a ganhar eleições e está a ligar o seu futuro político ao da extrema-direita".

7.- PSOE.- "O único partido, e isso dizem todos os estudos demoscópicos, que é a primeira força política e que procura representar uma maioria dos espanhóis é o PSOE e este Governo".

8.- CIUDADANOS.- "Eu procuro representar não só a parte social-democrata no nosso país como também essa corrente liberal que representa tolerância, o respeito às minorias, os direitos e as liberdades que estão a ser colocados em questão por determinados partidos com os quais o Ciudadanos está a pactuar".

9.- ELEIÇÕES EUROPEIAS.- "Borrell é um extraordinário ministro dos Negócios Estrangeiros e poderá ser também, logicamente, um extraordinário candidato às eleições europeias, mas há muitas mais pessoas".

10.- CANDIDATURAS.- "Haverá independentes nas listas, como os houve no Governo de Espanha".

11.- AVIÃO OFICIAL.- "O que subjaz no fundo, como noutras muitas coisas, é a abordagem de não reconhecer a legitimidade do atual Governo".

12.- JULGAMENTO DO "PROCÉS".- "Não se pode indultar quem não está condenado".

13.- TWEET DO PP COM VÍDEO DE HUMORISTA.- "Em 140 caráteres o PP resumiu como entende a sua forma de fazer oposição".

14.- GOVERNO ANDALUZIA.- "O Governo vai ser respeitoso com a formação do novo Governo na Andaluzia, não vai questionar a sua legitimidade, mas vamos garantir a igualdade em todos os territórios do país".

15.- PSOE ANDALUZ.- "Na Andaluzia estava-se a fechar um ciclo político e em Espanha está-se a abrir um ciclo político, e esse ciclo político quem o está a abrir é o PSOE ao nível estatal".

16.- SUSANA DÍAZ.- "O futuro do Partido Socialista na Andaluzia será eleito e decidido pelos militantes".

17.- EXUMAÇÃO DE FRANCO.- "Está a ser mais longo do que inicialmente previmos, mas isso é bom porque está a garantir o direito das pessoas em questão a alegar e colocar as suas diferentes visões e divergências e, quando chegue o momento e se finalize o procedimento administrativo, o Conselho de Ministros irá resolver".

18.- BRASIL BOLSONARO.- "O futuro nunca se conquistou dando passos atrás".

19.- COMBOIO EXTREMADURA.- "Empatizamos com eles e vamos dar a resposta devida que os cidadãos extremenhos precisam".

20.- FOTO MENDIA COM OTEGI.- "Respeito a decisão que Múgica possa tomar, mas se houve uma pessoa que ao longo destes últimos anos defendeu a memória das vítimas e a convivência no País Basco é Idioia Mendia".