EFEWashington

O pré-candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou formalmente esta terça-feira a senadora Kamala Harris como a sua escolha para vice-presidente na candidatura democrata nas eleições de 3 de novembro.

"Tenho muita honra em anunciar que escolhi Kamala Harris -uma destemida lutadora em prol do cidadão comum e uma das melhores funcionárias públicas- como a minha companheira de candidatura", disse Biden no Twitter.

Filha de pai jamaicano e mãe indiana, Harris, de 55 anos, foi procuradora-geral da Califórnia antes de ser eleita para o Senado em 2016. Também disputou com o próprio Biden as primárias do partido para definir quem seria o candidato democrata nas eleições de novembro.

Vice-presidente nos dois mandatos do Governo de Barack Obama (2009-2017), Biden já tinha anunciado a intenção de escolher uma mulher para acompanhá-lo na disputa nas urnas contra o atual presidente, Donald Trump, do Partido Republicano.

Também eram cotadas para a vaga de vice Susan Rice, ex-conselheira de Segurança Nacional, e a senadora Elizabeth Warren, que, assim como Harris, concorreu com Biden pela candidatura democrata à presidência neste ano.

Na próxima semana os democratas irão realizar a sua tradicional convenção nacional, onde anunciarão oficialmente Biden como candidato.