EFEMadrid

A COP25 das Nações Unidas entrou no seu terceiro dia focada na ciência climática, inovação e o papel da indústria com a apresentação de dois relatórios sobre emissões, aguardando a próxima chegada da jovem ativista sueca Greta Thunberg.

Após os últimos relatórios do Programa das Nações Unidas para o Ambiente e do IPCC sobre as alterações climáticas, que apontam para a inadequação das medidas adotadas para enfrentar o aquecimento global até ao momento, o Germanwatch Global Climate Risk Index e o Índice de Tendências de Emissões de Carbono do Global Carbono Project serão apresentados esta quarta-feira, ambos na zona azul da Cimeira do Clima.

A Conferência das Partes (COP) da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC) vai focar-se esta quarta-feira no papel da indústria na transição ecológica e, entre outros, realizará um evento sobre "Tecnologias inovadoras e setores chave para a descarbonização" com a participação do ministro espanhol da Indústria, Comércio e Turismo em funções, Reyes Maroto.

A iniciativa espanhola nas atividades do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática da ONU (IPCC) abordará o uso de ferramentas interativas para informações climáticas regionais e apresentará um relatório sobre o Atlas das Alterações Climáticas nas Américas.

A associação "Scientists for Future" ("Cientistas pelo Futuro") irá também falar dos seus objetivos e atividades, bem como dos vinte e quatro factos científicos relacionados com as alterações climáticas que constituem a base da declaração sobre a crise climática assinada por mais de 26.000 especialistas na Europa.

Embora as delegações dos 197 países continuem a negociar nesta primeira fase técnica da COP, que será concluída no dia 13, muitos eventos continuam a ser realizados de forma paralela.

Assim, a chamada "zona verde", onde se realiza a maior parte dos eventos promovidos pela sociedade civil, vai acolher a apresentação do projeto Eco-Escolas, um evento que contou com a presença do Ministro da Cultura espanhol em funções, José Guirao.

Fora da área do evento, ativistas vão apresentar a Marcha pelo Clima e a Cimeira Social pelo Clima.