EFEBruxelas

A erupção vulcânica na ilha de La Palma, em Espanha, está a emitir uma grande quantidade de dióxido de enxofre à atmosfera que esta sexta-feira vai chegar a cobrir grande parte da Península Ibérica, quase toda a extensão de Marrocos e Tunísia e as costas mediterrânicas de França, Itália, Argélia e Líbia, informou esta quarta o sistema de satélites Copérnico.

Numa foto partilhada na conta oficial do satélite no Twitter é possível observar a presença de dióxido de enxofre na atmosfera prevista para a manhã de sexta, quando serão registados os níveis mais elevados na costa atlântica marroquina, costa mediterrânea espanhola, sul da Sardenha, norte da Sicília e costa tunisina.

Em menor quantidade, a imagem também indica a presença da substância em metade de Espanha, no sul de França, na costa oeste italiana, na ilha francesa da Córsega e toda a costa mediterrânea de África, assim como no interior de Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia.

"Além do fluxo de lava, o vulcão está a emitir uma grande quantidade de dióxido de enxofre na nossa atmosfera", aponta a mensagem que acompanha a imagem.

O sistema de acompanhamento foi acionado pela UE esta segunda-feira para monitorizar a atividade vulcânica em La Palma. A Comissão Europeia, além disso, entrou em contato com as autoridades espanholas para oferecer apoio adicional.