EFE

Washington

O ex-presidente americano George W. Bush confundiu num discurso a invasão do Iraque que ocorreu durante o seu mandato com a guerra que se vive atualmente na Ucrânia depois de ter sido invadida pela Rússia.

Bush, de 75 anos, corrigiu imediatamente o erro depois de descrever a ocupação do Iraque como "totalmente injustificada e brutal" durante um discurso pronunciado na cidade de Dallas, no qual falava sobre a integridade das eleições americanas, segundo noticiou o The New York Post.

"As eleições russas estão manipuladas. Os opositores políticos são detidos ou eliminados do processo eleitoral", disse o ex-presidente republicano no evento realizado no Instituto George W. Bush da Universidade Metodista do Sul, segundo se pode ver nas imagens publicadas.

"O resultado é a ausência de controlos e equilíbrios na Rússia e a decisão de um homem de lançar uma invasão totalmente injustificada e brutal sobre o Iraque", indicou.

"Refiro-me a Ucrânia, he", disse imediatamente depois antigo líder republicano ao mesmo tempo em que sacudia a cabeça, semicerrava os olhos e sorria, segundo o jornal nova-iorquino.

"O Iraque também", acrescentou depois baixinho antes de dizer, "de todos os modos… eh… 75", uma aparente referência à sua idade, enquanto os assistentes riam, de acordo com a publicação.

Os Estados Unidos invadiram o Iraque em 2003 depois de acusar o seu presidente, Saddam Husein, de albergar armas de destruição massiva que nunca foram encontradas.