EFELos Angeles (EUA)

"Game of Thrones" confirmou este fim de semana a sua condição de favorita para a 71ª edição dos Emmy e, com dez prémios, dominou as galas prévias dos reconhecimentos mais importantes da indústria televisiva, os Creative Arts Emmy.

Devido ao elevado número de categorias destes prémios, a Academia da Televisão divide os Emmy em duas partes: os prémios Creative Arts Emmy, que se realizaram no sábado e domingo em Los Angeles (EUA); e os Primetime Emmy, a grande gala com as categorias de maior interesse para o público, que será celebrada na cidade californiana no domingo, 22 de setembro.

Assim, os Creative Arts Emmy, que incluem uma grande quantidade de categorias técnicas e de estatuetas para formatos muito específicos do pequeno ecrã, outorgaram dez prémios a "Game of Thrones".

Entre os dez galardões estão categorias como melhor composição musical para uma série ou melhor casting de uma série dramática.

A superprodução da HBO baseada nos romances de George R.R. Martin partia com 32 nomeações para os Emmy, conseguindo o recorde de candidaturas para uma série numa mesma edição destes prémios.

Além disso, "Game of Thrones" é a série mais galardoada na história destes reconhecimentos, com 47 estatuetas.

Atrás de "Game of Thrones" ficaram a série limitada "Chernobyl" e o documentário "Free Solo", ganhando ambas sete prémios nestes Creative Arts Emmy; enquanto a comédia "The Marvelous Mrs. Maisel" levou seis.