EFELisboa

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, regressou esta segunda-feira à escola para dar uma aula sobre cidadania a todos os estudantes do país.

A aula foi exibida pela televisão através da iniciativa "Estudo em Casa" da RTP e dirigida para todos os alunos até aos 16 anos, que desde 20 de abril, devido à pandemia de COVID-19, recebem as aulas nos dias letivos através deste programa.

Marcelo Rebelo de Sousa descreveu o período de confinamento vivido pelos estudantes como uma experiência que "não vão esquecer" e que, assegurou, "é a aula mais importante da nossa vida".

O presidente da República apelou à solidariedade e à resistência demonstrada pelos alunos durante o período de confinamento, que "parou o mundo", e elogiou a capacidade de convivência das crianças com os seus pais, irmãos ou avós.

"Esta experiência mudou o mundo para sempre nas nossas vidas", disse Marcelo Rebelo de Sousa, que refletiu sobre as pessoas que por diferentes motivos (idosos, deficientes, reclusos) vivem sempre "presas".

O presidente terminou a aula virtual com um "abraço" a todos os alunos, que irão terminar as aulas e dar início às férias de verão no próximo dia 26 de junho.