EFELos Angeles (EUA)

"Marriage Story", o filme de Noah Baumbach protagonizado por Adam Driver e Scarlett Johansson, parte como o grande favorito na 77ª edição dos Globos de Ouro com 6 nomeações, à frente de "The Irishman" e "Once Upon a Time in Hollywood", com 5.

A Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) anunciou esta segunda-feira os candidatos aos seus galardões, entre os quais a obra romântica de Baumbach se impôs aos trabalhos de Scorsese e Tarantino.

Menção especial para a plataforma de "streaming" Netflix, responsável por "Marriage Story" e "The Irishman", dois dos filmes com mais nomeações a esta edição dos Globos de Ouro.

Com 17 candidaturas nas categorias de cinema, a Netflix impôs-se com grande distância a outros estúdios veteranos como a Sony Pictures (8), Walt Disney Studios e Warner Bros (6 cada).

Por categorias, concorrem a melhor filme de drama "The Irishman", "1917", "Joker", "Marriage Story" e "The Two Popes".

Em comédia ou musical, as candidatas são "Dolemite is my Name", "Jojo Rabbit", "Knives Out", "Once Upon a Time in Hollywood" e "Rocketman".

Nas categorias de atuação, Cynthia Erivo, Scarlett Johansson, Saoirse Ronan, Charlize Theron e Renée Zellweger são as candidatas a melhor atriz dramática, enquanto em masculino os selecionados são Christian Bale, Antonio Bandeiras, Adam Driver, Joaquín Phoenix e Jonathan Pryce.

E no género de comédia ou musical, as atrizes nomeadas são Ana de Armas, Awkwafina, Cate Blanchet, Beanie Feldstein e Emma Thompson.

Daniel Craig, Roman Griffin Davis, Leonardo DiCaprio, Taron Egerton e Eddie Murphy completam a lista dos atores de comédia candidatos ao Globo de Ouro.