EFELos Angeles (EUA)

A saga "Matrix" vai voltar aos ecrãs de cinema com um quarto filme, que será realizado por Lana Wachowski, e terá Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss de regresso aos papéis de Neo e Trinity.

O filme será produzido e distribuído pela Warner Bros Pictures e escrito por Lana Wachowski, que criou o universo de ficção científica ao lado da sua irmã Lilly em 1999. As gravações devem começar no início de 2020, assim que o guião estiver pronto.

"Não podemos conter a emoção de voltar a entrar na 'Matrix' com Lana Wachowski", disse o presidente da Warner Bros Pictures, Toby Emmerich, em entrevista à revista "Variety".

"A Lana é uma verdadeira visionária, uma cineasta criativa, única e original. Estamos encantados que ela escreva, realize e produza este novo capítulo no universo de 'Matrix'", disse o executivo.

Lilly Wachowski, que trabalhou ao lado da irmã na primeira trilogia de "Matrix", não vai trabalhar no filme, continuando focada no seu novo projeto, a série "Work in Progress".

A Warner tentou diversas vezes nos últimos anos produzir um novo filme sobre o universo de "Matrix". Os rumores de que a produção sairia finalmente do papel ganharam volume nos últimos meses e foram confirmados pela empresa esta terça-feira.

"Matrix Revolutions" chegou às salas em 2003, mas foi gravado junto com o segundo filme da trilogia, "Matrix Reloaded", que se estreou no ano anterior. O primeiro da saga, "Matrix", de 1999, foi um sucesso nas bilheteiras.

Só nos cinemas dos Estados Unidos, segundo a revista "Forbes", os três venderam 103.547.200 bilhetes.