EFEValência

A Mercadona eliminou os sacos de plástico descartáveis de todas as seções das suas lojas físicas, no seu serviço de entregas e online e vai oferecer aos clientes sacos biodegradáveis de amido de batata que se reciclam no contentor de matéria orgânica.

Os sacos incluem um pictograma com a intenção de facilitar aos clientes a separação e reciclagem dos resíduos, que também foi acrescentado aos restantes sacos reutilizáveis e sustentáveis na linha de caixas, segundo informou a companhia em comunicado

Além disso, a companhia colocou recipientes para lixo diferenciado em todas as seções das suas lojas para que os clientes possam depositar os seus resíduos de forma separada e contribuir assim à economia circular, uma ação da Estratégia 6.25 que, segundo as suas estimativas, irá representar uma redução de 3.200 toneladas de plástico por ano.

A Estratégia 6.25, que tem o triplo objetivo para 2025 de reduzir o plástico em 25%, tornar todas as embalagens em recicláveis e reciclar todos os resíduos plásticos gerados nas suas instalações, está a ser realizada através de seis ações que modificaram diferentes processos da companhia, que vão desde o redesenho das embalagens do futuro em coordenação com os fornecedores, a adaptação das lojas e da logística ou gestão de resíduos, entre outros.

A companhia tem previsto investir mais de 140 milhões de euros nos próximos quatro anos para realizar todas as ações que fazem parte desta estratégia, e conta com uma equipa de trabalho que coordena todas as áreas de atuação formada por trabalhadores dos diferentes processos da Mercadona (Lojas, Prescrição, Informática, Compras, Logística, Financeiro, Recursos Humanos, Relações Externas e Obras).

A Mercadona adaptou nos últimos quatro meses 72 lojas da cadeia em Espanha e Portugal para este modelo, que se vai estender a toda a companhia durante 2021.

Os centros que já aplicam parte da estratégia têm como objetivo ouvir a opinião de clientes e trabalhadores a respeito de todas as ações que a empresa está a desenvolver, e já foram recebidas mais de 5.000 opiniões e sugestões de clientes e funcionários.

Além disso, a Mercadona vai facilitar informação sobre a estratégia na seção do seu site "Cuidemos el Planeta" ("Cuidemos do Planeta"), onde se poderá conhecer sobre reciclagem, sustentabilidade e o compromisso ambiental da empresa.

A Mercadona desenvolve atualmente um Plano de Responsabilidade Social, centrado no elemento social e ético através de diversas linhas de atuação sustentáveis que reforçam a sua aposta pelo crescimento compartilhado.

Dentro desta política, a empresa colabora com mais de 290 cantinas sociais, 60 bancos alimentares e outras entidades sociais de Espanha e Portugal, aos quais doa diariamente e participa nas campanhas de recolhida de alimentos que organizam; e dispõe de um sistema de gestão ambiental próprio, baseado na economia circular e focado na otimização logística, a eficiência energética, a gestão de resíduos, a produção sustentável e a redução de plástico.

A companhia instalou também 1.350 lugares de estacionamento com pontos de carregamento para veículos elétricos ao longo de mais de 500 lojas.