EFELisboa

A cadeia espanhola de supermercados Mercadona inaugurou esta quarta-feira uma loja na localidade de Guimarães, no norte de Portugal, a primeira das nove aberturas que tem previstas este ano no país.

Em comunicado, a empresa explicou que a inauguração deste supermercado, o 21º da sua rede em Portugal, permitiu a criação de 65 postos de trabalho "com contratos a tempo incerto desde o primeiro dia" e conta com uma área de 1.900 metros quadrados.

A loja tem um parque de estacionamento com 390 lugares e dois pontos de carregamento para veículos elétricos.

Este é também o primeiro supermercado em Guimarães da Mercadona, com presença nos distritos de Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo, no norte e centro de Portugal, o seu primeiro mercado internacional.

A Mercadona, que abriu a sua primeira loja em Portugal em meados de 2019, anunciou no início do ano que estavam previstas nove aberturas em Portugal ao longo de 2021, que irão acrescentar meio milhar de trabalhadores aos 1.700 empregados que já tem no país.

Junto aos escritórios de gestão e aos supermercados, a Mercadona tem um Centro de Inovação na cidade de Matosinhos (região do Porto) e um Bloco Logístico na Póvoa de Varzim (norte) onde operam 258 trabalhadores e desde o qual abastecem todas as lojas. Além disso, este tem comunicação direta com um bloco logístico similar em Leão (norte de Espanha).

O presidente da Mercadona, Juan Roig, assinalou no passado mês de abril que a companhia prevê centrar-se no crescimento do seu negócio em Portugal durante "os próximos 5, 6 ou 7 anos", antes de tentar noutros mercados.