EFENova Iorque

O "santo graal" da banda desenhada do Super-Homem, o número um da sua estreia, quebrou um recorde de vendas ao ser adquirido esta semana num leilão por 3,25 milhões de dólares (2.726.000 euros), informou nas redes sociais o site de venda de bd Comicconnect.

"Estou verdadeiramente emocionado de anunciar que batemos um recorde mundial de venda do primeiro número da 'Action Comics' (…) O santo graal dos santos grais, a primeira aparição do Super-Homem, o super-herói com o qual começou tudo", disse em comunicado o codiretor do Commicconnect, Vicent Zurzolo.

A vida deste exemplar começou em 1938, quando foi adquirido por 10 cêntimos.

Deste então foi vendido por pelo menos três ocasiões, a última em 2018 por mais de dois milhões de dólares, segundo o canal CNN, que assegura que o estado da cópia é excelente.

"Esta bd de 83 anos encontra-se numa condição quase pristina e é um espetáculo para a vista", disse Zurzolo em declarações recolhidas pela CNN.

O seu estado de conservação está avaliado em 8,5 sobre 10, segundo a empresa "Certified Guaranty Company (CGC)".

O comprador é um colecionador privado cujo nome não foi revelado.

Em 2014 vendeu-se outro exemplar do primeiro número de "Action Comics" por 3,2 milhões de dólares através do site de vendas eBay, informou então o jornal Washington Post, que assegurava que em 2011 se tinha vendido outro por 2,1 milhões.