EFEManchester (EUA)

O senador Bernie Sanders, de esquerda, ganhou esta terça-feira as primárias democratas de New Hampshire (Estados Unidos), batendo o moderado Pete Buttigieg, segundo as projeções avançadas pela imprensa americana.

Com 88% contabilizado, Sanders conseguiu 26%, enquanto Buttigieg ficou com 24,4%. Na terceira posição ficou a senadora Amy Klobuchar (19,8%), em quarta a também senadora Elizabeth Warren (9,3%) e em quinto lugar o ex-vice-presidente Joe Biden (8,4%).

Sanders celebrou uma vitória mais ajustada do que o esperado num estado onde em 2016 recebeu 60% dos votos frente a Hillary Clinton.

"A nossa campanha não vai só ganhar a (Donald) Trump, vai transformar os Estados Unidos", disse Sanders frente a centenas de apoiantes.

A diferença entre Sanders e Buttigieg é de pouco mais de 4.000 votos (69.956 a 65.649), uma margem que durante grande parte da contagem criou receios de um cenário de empate técnico parecido ao do Iowa.

De fato, segundo as projeções, Sanders e Buttigieg vão levar 9 delegados cada dos 24 que estavam em jogo esta terça-feira em New Hampshire. Os outros seis serão para Klobuchar, já que nem Warren ou Biden conseguiram o umbral de 15%.

Caso estes dados se confirmem, e somados os já atribuídos no Iowa, Buttigieg lidera a contagem global de delegados com 23, seguido de Sanders com 21, Warren com 8, Klobuchar com 7 e Biden com 6.

A noite de New Hampshire fez duas vítimas, o empreendedor Andrew Yang e o senador Michael Bennet, que obtiveram 2,8% e 0,3%, respetivamente. Com as suas campanhas suspensas, o número de candidatos na lista baixou de 11 a 9.

Com cerca de 270.000 votos contados, 88%, a participação aumentou face às primárias de há quatro anos, quando foi de 253.000 votos, um dos aspectos que os democratas consideram chave para derrotar Trump em novembro.

As próximas paragens das primárias democratas serão Nevada e Carolina do Sul nos próximos dias 22 e 29 de fevereiro, dois estados demograficamente mais diversos nos quais se antecipam resultados diferentes aos de Iowa e New Hampshire.