EFEWashington

A variante delta do coronavírus que se propaga pelos Estados Unidos parece ser tão contagiosa como a varicela, de acordo com um relatório do Centro de Controlo de Doenças (CDC) e publicado pela imprensa americana.

Este documento interno do CDC foi avançado pelo jornal The Washington Post, e segundo a investigação as pessoas com a vacinação completa para a covid-19 podem transmitir a variante delta da mesma maneira como as não vacinadas.

"As pessoas precisam de compreender que não estamos a dar um falso alarme", disse à CNN a diretora do CDC, Rochelle Walensky.

Walensky acrescentou que "este é um dos vírus mais contagiosos conhecidos" e é "comparável" ao "sarampo ou à varicela".

Espera-se que o CDC divulgue esta sexta informações para apoiar a sua recente decisão de modificar as recomendações dadas aos vacinados contra a covid-19, que devem voltar a usar máscara nos espaços interiores.

O documento do CDC mostra que a agência reconhece que deve ajustar as suas mensagens à população, sublinhando que a vacinação é a melhor defesa "contra uma variante tão contagiosa que age quase como se fosse um vírus novo e diferente", indicou o Post.

O documento salienta também que a delta passa de pessoa a outra mais rapidamente do que o ébola, a constipação comum, a gripe sazonal e o sarampo e é tão contagiosa como a varicela.