EFEWashington

"Respect", de Aretha Franklin, encabeça a nova lista de 500 melhores canções de todos os tempos elaborada pela influente revista musical Rolling Stone, substituindo assim o tema "Like a Rolling Stone" de Bob Dylan na primeira atualização do "ranking" elaborado pela publicação há 17 anos.

Atrás da canção de Aretha Franklin está "Fight the Power", dos Public Enemy, na segunda posição; "A Change is Gonna Come", de Sam Cooke, na terceira; o mencionado tema de Bob Dylan em quarto; e "Smells Like Teen Spirit" dos Nirvana em quinto.

A lista foi elaborada após uma sondagem realizada a mais de 250 artistas, jornalistas e figuras da indústria musical que determinaram as 500 elegidas entre mais de 4.000 canções.

Entre as primeiras cinquenta estão clássicos dos Beatles, Stevie Wonder ou The Kinks, mas também aparecem novos artistas como Kendrik Lamar, Lorde ou Kanye West.

A primeira canção de um intérprete latino é "Gasolina", do porto-riquenho Daddy Yankee, na 50ª aposição.

Nesta nova lista, com uma maior presença de temas de estilos como hip-hop, reggae, country e pop latino, aparecem 254 canções que não estavam presentes há quase duas décadas, o que reflete a evolução da música popular e a irrupção de novos géneros.