EFEBruxelas

Um novo website batizado como "Re-open EU" ("Reabre a UE") facilita a partir desta segunda-feira informação sobre a reabertura das fronteiras, os requisitos exigidos ao nível sanitário em cada Estado membro e outros dados para ajudar os cidadãos que queiram viajar este verão pela União Europeia.

O início da plataforma coincide com o levantamento das restrições nas fronteiras entre muitos países da União, como Alemanha, Bélgica ou Luxemburgo, depois dos controlos estabelecidos há três meses como consequência da pandemia de coronavírus.

Em particular, o "Re-Open EU" inclui informação atualizada sobre a situação nas fronteiras, os meios de transporte disponíveis para viajar, as restrições de viagem vigentes ou as medidas de segurança pública aplicáveis (como a necessidade de usar máscara, manter distância de segurança ou a necessidade de certificado médico).

A página, que recolhe a informação atualizada enviada pela Comissão Europeia e os Estados membros, está acessível em https://reopen.europa.eu/ e disponível nos 24 idiomas oficiais da UE.

Permite procurar informação por países através de um mapa interativo, oferece atualizações das medidas nacionais e conselhos aos viajantes.

A plataforma é uma das medidas que a Comissão Europeia anunciou no passado 13 de maio para ajudar a retomar as viagens e o turismo nos 27 de maneira segura, com o devido respeito às precauções de segurança.