EFEBruxelas

A União Europeia (UE) conta com 447 milhões de habitantes que representam 5,9% da população mundial, proporção que irá perdendo peso até ficar em 3,9% globalmente em 2080.

Estas são as projeções do Eurostat, que no seu relatório de 2021 sobre as chaves estatísticas do ano, publicado esta segunda-feira, dedica o primeiro capítulo sobre demografia, recordando que a população da UE caiu abaixo de 10% mundial em 1974 e que a tendência se manteve até ao presente.

Segundo as suas estimativas, a população da UE "vai continuar a crescer, embora lentamente, até ao ano 2026 (449,3 milhões de habitantes), após o qual deverá diminuir para 419,1 milhões em 2080".

Um dos fatores que explica essa tendência é que nos países desenvolvidos se considera que uma taxa de fecundidade total de 2,1 como o nível de reposição da população, mas na UE esse registo é de 1,53.

O fenómeno de envelhecimento da população, que tem sido observado "em grande parte da Europa nas últimas décadas", pode ter "graves implicações para questões como os fundos de pensões, receitas públicas e a prestação de serviços como assistência sanitária e social", indica o Eurostat.