EFELondres

Um vídeo partilhado na internet mostra vários líderes da NATO, incluindo os primeiros-ministros britânico e canadiano, juntamente com o presidente de França, a aparentemente ridicularizar o estilo pouco ortodoxo do presidente dos EUA, Donald Trump, durante uma receção realizada ontem à noite no Palácio de Buckingham.

Esta é uma gravação do evento oferecido por Isabel II atribuída à "pool" que captura as imagens dos líderes e difundida pelo canal canadiano CBC, que colocou no Twitter uma versão editada com legendas, que já foi vista por mais de quatro milhões de pessoas.

No vídeo, partilhado ontem à noite pelo programa canadiano Power&Politics, pode-se ver o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, o presidente francês, Emmanuel Macron, o presidente canadiano, Justin Trudeau, com o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte e a princesa Ana a aparentemente comentar sobre Trump, embora este não seja mencionado diretamente.

Vestido de gala e copo na mão, Johnson é ouvido a perguntar a Macron: "Foi por isso que se atrasou?", ao qual Trudeau responde em tom de brincadeira, supostamente referindo-se à tendência de Trump de se alongar nas conferências de imprensa, algo que também fez na terça-feira.

Depois, o mesmo primeiro-ministro canadiano diz aos seus colegas: "Viu-se as bocas dos membros da sua equipa a cair para o chão" (num gesto de incredulidade).