EFEHangzhou (China)

Faltando sete horas e meia para o fim do Dia do Solteiro, o gigante do comércio eletrónico Grupo Alibaba certificou que vai bater novamente o seu próprio recorde de vendas num dia, pois já ultrapassou a quantidade vendida no ano passado, 213.500 milhões de iuanes (30.649 milhões de dólares).

Assim, às 16h31 locais (08h31 GMT), as plataformas do grupo chinês conseguiram passar o valor de vendas atingido no ano passado no dia de ouro para o comércio eletrónico chinês.

Às doze em ponto do dia 11 do mês 11 ativaram-se as promoções e milhões de chineses puseram-se a comprar tudo aquilo que estão a acumular há semanas nos seus carrinhos virtuais.

Só no primeiro minuto conseguiram-se vendas no valor de 1.000 milhões de dólares. Nos cinco primeiros, atingiu-se 4.300 milhões de dólares em vendas em plataformas como a Taobao ou T-Mall, as mais populares do grupo.

Durante as 24 horas do Dia do Solteiro ou Duplo 11, realizado no dia 11 do mês 11, costumam registar-se mais do dobro das vendas da "Black Friday" e da "Cyber Monday" juntos, os dias nos quais as lojas dos Estados Unidos lançam as suas ofertas.

O festival surgiu em 2009 com a participação de apenas 27 lojas, com uma arrecadação de apenas 52 milhões de iuanes.

Embora a maioria das compras sejam feitas na China, também há transações internacionais, pois a companhia está presente em outros países graças à sua plataforma AliExpress.