EFEFrankfurt (Alemanha)

O Banco Central Europeu (BCE) convida os cidadãos da Zona Euro a apresentar ideias e comentários no seu site sobre a forma em que a entidade aplica a sua política monetária e a revisão que vai realizar da sua estratégia.

O BCE informou hoje de que vai realizar um evento chamado "O BCE ouve-o", dirigido à sociedade civil, que terá lugar em Bruxelas a 26 de março.

Também "serão realizados outros eventos do Eurosistema dedicados a ouvir o público organizados pelos bancos centrais nacionais de cada país", acrescenta a entidade monetária.

O BCE criou no seu site uma secção dedicada a este projeto para explicar o processo da revisão e oferecer aos cidadãos um formulário online no qual podem apresentar as suas propostas e comentários nas línguas da Zona Euro.

O BCE iniciou a 23 de janeiro a revisão da sua estratégia com o fim de solicitar ideias e comentários a um público mais amplo possível e entender melhor a forma em que outros fatores como a estabilidade financeira, o emprego e a sustentabilidade do ambiente podem ser relevantes no cumprimento do seu mandato.

Para isso, o BCE convida organizações da sociedade civil a uma série de eventos do Eurosistema dedicados a ouvir o público, o primeiro dos quais terá lugar a 26 de março em Bruxelas e presidido pela presidente do BCE, Christine Lagarde.

"Desejamos ouvir as opiniões, expectativas e preocupações do público com espírito de abertura", disse Lagarde.

"Os representantes de um amplo espectro de organizações regionais e de consumidores, bem como os agentes sociais, terão a oportunidade de compartilhar os seus pontos de vista sobre as políticas do BCE", segundo a entidade.

O BCE irá também organizar eventos para ouvir representantes do mundo académico, que terão início com a conferência chamada "ECB and its Watchers", evento que será em Frankfurt a 24 de março.

O banco central também vai ouvir participantes no setor financeiro e manter o seu diálogo continuado com o Parlamento Europeu.