EFEAlgeciras (Espanha)

A empresa EDP apresentou esta terça-feira à Câmara Municipal de Los Barrios o projeto de transformação da central térmica que tem nesta localidade pertencente à cidade espanhola de Cádiz, algo que irá representar um investimento superior a 550 milhões de euros, assinala a companhia em comunicado.

A empresa portuguesa prevê uma reconversão da central de carvão de Los Barrios para o desenvolvimento de um projeto para a produção de hidrogénio verde.

Esta reconversão permitira um fornecimento de energia renovável para toda a zona industrial do Campo de Gibraltar e a futura exportação por mar.

A EDP acrescenta que o objetivo é "tornar essa zona num polo de hidrogénio com o qual descarbonizar as indústrias próximas, favorecendo a sua continuidade quanto à transição energética". Além disso, contempla um projeto de armazenamento energético com baterias ion-litio de 255 MW.

A companhia, que está a trabalhar com vários clientes industriais da Andaluzia para lançar projetos de autoconsumo e eficiência energética, quer "reforçar a sua liderança na região com ambiciosos planos vinculados à transição energética".