EFEMadrid

A EDP Renováveis fechou com o Banco Europeu de Investimento (BEI), Banco Santander e Caixabank um financiamento para o desenvolvimento, construção e exploração de seis parques eólicos na Polónia, que representam ao todo 149,4 megawatts (MW) de capacidade instalada.

Segundo informou esta terça-feira a filial de renováveis do grupo EDP, o financiamento foi assinado sob o modelo de 'project finance' (financiamento a projeto).

Os bancos selecionados como organizadores do 'project finance' são o BEI, o Banco Santander/Santander Bank Polska e o Caixabank.

Por sua vez, a Agência de Crédito à Exportação Oficial da Dinamarca, EKF, atua como fornecedor de cobertura.

Os seis parques eólicos que serão financiados encontram-se no sudeste, noroeste e norte da Polónia e fazem parte do acordo de venda subscrito com a gestora de investimentos Mirova (filial da Natixis) comunicado ao mercado no passado mês de agosto.

A operação acontece dentro do âmbito do programa de rotação de ativos de 8.000 milhões de euros para 2021-25 anunciado pela EDPR para acelerar a criação de valor e reinvestir o capital em novo crescimento.