EFETóquio

A Agência de Exploração Aeroespacial de Japão (JAXA) lançou hoje o foguetão mais pequeno do mundo com capacidade para pôr em órbita um micro-satélite, após uma tentativa falida e após tê-lo adiado em várias ocasiões durante o ano passado.

O lançamento do foguetão de baixo custo, de 52 centímetros de diâmetro e uns 10 metros de altura, foi às 14.03 hora japonesa (5.03 GMT) desde o Centro Espacial de Uchinoura, na província de Kagoshima (sudoeste) e foi transmitido ao vivo pela JAXA através do seu canal de YouTube.

O veículo espacial de três períodos, uma versão melhorada do modelo de dois períodos SS-520 da JAXA, transportava um micro-satélite de três quilos de peso destinado a obter imagens da superfície terrestre e desenvolvido pela Universidade de Tóquio.

A JAXA lançou em janeiro de 2017 o primeiro destes foguetões, que caiu ao mar pouco após o lançamento pois a vibração durante a descolagem provocou um curto-circuito que causou uma perda de potência na transmissão de dados do aparelho.

O lançamento de hoje teve como objetivo verificar a capacidade da agência aeroespacial nipónica para lançar foguetões de baixo custo que permitam pôr em órbita micro-satélite a preços reduzidos, perante a crescente procura dentro do setor privado.