EFETóquio

Os ministros de Agricultura dos países do Grupo dos Vinte (G20) comprometeram-se este domingo a liderar a redução do desperdício de alimentos no final de uma reunião de dois dias realizada na cidade japonesa de Niigata, a noroeste de Tóquio.

Na sua declaração conjunta, os representantes de Agricultura acertaram, além disso, intensificar os esforços para aumentar a produtividade através do uso de novas tecnologias de modo a alimentar a população mundial crescente.

Os ministros e outros representantes ministeriais que fizeram parte das conversas assinalaram as tecnologias inovadoras como a robótica e a inteligência artificial como um possível meio a ser usado no setor para alcançar tais objetivos, segundo detalhes recolhidos pela agência de notícias japonesa Kyodo.

A reunião de Niigata, região conhecida pelos seus cultivos de arroz, foi o primeiro encontro ministerial antes da cimeira do G20 prevista para 28 e 29 de junho em Osaka, no oeste do Japão, país que ostenta pela primeira vez a presidência do grupo.