EFENova Iorque

A maior operadora móvel dos Estados Unidos, Verizon, anunciou esta segunda-feira a venda da rede social Tumblr à Automattic, a matriz do popular sistema de blogues WordPress, numa operação cujos termos não foram divulgados.

Em comunicado, A Verizon Media -a divisão de meios de comunicação do conglomerado- afirmou que este desinvestimento é "a culminação de um processo pensado, rigoroso e estratégico", dois anos depois da aquisição do grupo Yahoo e do seu negócio de veículos de média e publicidade digital.

"O Tumblr é uma marca destacada que arrancou movimentos, permitiu que as verdadeiras identidades floresçam e tornou-se no lar de muitas comunidades criativas e clubes de fãs", disse no comunicado o diretor-executivo da Verizon Media, Guru Gowrappan.

Por sua parte, o presidente da Automattic, Matt Mullenweg, valorizou a "marca icónica" desta rede social e a sua natureza de "lugar essencial onde compartilhar novas ideias, culturas e experiências, ajudando milhões a criar e construir comunidades à volta dos seus interesses compartilhados".

Embora os termos da operação não tenham sido revelados por nenhuma das companhias, a compra por parte da Automattic representa também a saída de 200 dos funcionários que trabalhavam na rede social.

A Verizon procurava desde maio um comprador para a rede social de modo a poder remodelar o seu grupo mediático, que se viu em problemas para alcançar os alvos de faturamento estabelecido pelo conglomerado.

Uma das razões que explicam a decisão da Verizon de se desfazer da companhia é o êxodo de utilizadores depois da proibição do conteúdo pornográfico na plataforma, uma medida que os seus novos donos planeiam manter.